O grupo se encontra aos Sábados, no horário das 15hs às 16h30 min, no Instituto Espírita Obreiros do Bem,situado a Rua Eclísio Viviane, nº 25, Bela Vista, Osasco - SP, Brasil

Quem sou eu

Minha foto
A Mocidade Espírita do IEOB tem como objetivo contribuir na formação moral e intelectual dos jovens, sejam egressos da Infância Espírita, sejam os que travam seu primeiro contato com a Doutrina Espírita. Nosso objetivo é esclarecer sobre a importância da reforma íntima segundo os preceitos espíritas, propiciando o crescimento próprio e conseqüentemente a melhoria de nossa sociedade e do mundo onde vivemos. As atividades que desenvolvemos buscando atingir nossos objetivos são: - Estudo da Codificação Espírita; - Debates, discussões e dinâmicas sobre temas atuais à luz da Doutrina Espírita; - Participação ativa em eventos realizados pelos diversos departamentos da Casa; - Encontros regionais onde interagem com jovens de outras instituições que partilham do mesmo ideal; - Confraternizações e atividades artísticas.

sábado, 14 de março de 2009

Aula do dia 07 de Março de 2009

A parábola do Joio e do trigo
Monitores: Priscila
Atividade: Todos os jovens em circulo formando um grupão, foi perguntado se alguém havia vivenciado ou ouvido ou visto algo, durante aquela semana que o tinha chocado, como apenas um falou sobre um crime que tinha visto na mídia então foram entregue a alguns jovens notícias de acontecimentos chocantes durantes aquela semana.
Depois da leitura para todos, a monitora fez as seguintes perguntas para que surgisse um bate papo sobre o assunto:
Ao ouvir a notícia o que você sentiu?
Porque você acha que sentiu isso?
Na sua opinião o que você acha que está acontecendo com o mundo?
O que você faria se fosse a vítima ou próximo dela?
Em sua opinião o que o agressor merece?
Após um bate papo “acalorado”, onde todos puderam dar suas opiniões a vontade e demonstrando toda sua indignação, e alguns até mesmo declarando que perderia a cabeça entre outras coisas, foram colocadas outras questões, para nos lembrarmos alguns conceitos da doutrina espírita:
Que filosofia seguimos? ESPÍRITA.
O que somos? ESPÍRITOS.
O que o agressor é? ESPÍRITO
Ele (a) foi criado diferente de nós?
Segundo a doutrina espírita, existem privilegiados?
Segundo o Espiritismo devemos julgar as pessoas?
Segundo o Espiritismo, nós já nascemos nessa condição em que nos encontramos?
Segundo o que conhecemos da doutrina, somos melhores do que esses agressores?
Será que em MENOR escala tbém não somos cruéis, agredindo pessoas de alguma forma, por pensamentos, palavras ou atitudes?
Será que não “assassinamos” sonhos de outras pessoas?
Será que não “roubamos” a paz, a alegria, a vontade de viver, o desejo de superação, entre outras coisas daqueles que convivemos no dia a dia?
É mais fácil eliminar o problema ou resolver o problema?
Será que estamos resolvendo de forma correta os problemas que nos surgem, ou estamos tomando atitudes que estão apenas adiando esse problema?
Após a discussão e a leitura da parábola do Joio e do Trigo todos chegamos a conclusão ou pelo menos levamos para reflexão, sobre a nossa responsabilidade diante da oportunidade que temos ao estarmos reencarnados e se não aproveitarmos para evoluirmos se escolhermos permanecer na condição de Joio e não de Trigo, não acompanharemos a transformação do nosso planeta de MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES para MUNDO DE REGENERAÇÃO.
Após o encerramento com a prece final, alguns jovens ficaram acessando o Blog da Mocidade.

Aula enviada pela proria monitora. Valeu Pri!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário