A aula teve início as 15hs, com a monitora Judith.
Como de costume houve a leitura do Projeto, realizada pela Talita, e a prece realizada pelo Junior.
A dinâmica teve início com uma pergunta: " Vocês sabem qual era a missão de Jesus?"
Os jovens deram suas opiniões, que variam entre: "trazer a moral, falar da caridade".
A monitra então os separou em grupos para discutirem a respoito, mas se baseando no texto abaixo:
A História da menina e as pedras
Há muitos anos, quando alguém que devia dinheiro podia ser posto na prisão, um mercador londrino teve a infelicidade de dever a um agiota uma grande soma. O agiota, que era velho e feio, estava apaixonado pela filha do mercador, uma bela adolescente. Este, então, propôs ao pai da moça um negócio:
Disse que cancelaria a dívida do mercador se,em troca,pudesse ter a moça.
Tanto o mercador quanto a filha ficaram horrorizados com essa proposta. Então, o esperto agiots propôs que deixassem a Providência decidir a questão. Disse-lhes que colocaria duas pedrinhas, uma preta e outra branca, em uma bolsa vazia, e que a jovem teria de pegar uma das pedrinhas. Se pegasse a preta, tornar-se ia sua esposa e a dívida do pai seria cancelada. Se pegasse a branca, permaneceria com o pai e a dívida também seria cancelada. Mas se a jovem se recusasse a tirar uma das pedrinhas, o pai seria posto na cadeia e ela morreria de fome.
Relutante, o mercador concordou. Estavam conversando em um passeio no jardim do mercador, então, o agiota curvou-se e pegou as duas pedrinhas. A moça, de olhos aguçados pelo medo, percebeu que ele escolhera duas pedrinhas pretas, colocando-as na bolsa.
Ele, então pediu a ela que pegasse a pedrinha que decidiria seu destino e de seu pai,
Imagine-se parado ali, no jardim do mercador.
O que você teria feito se fosse a jovem infeliz?
Se tivesse tido a oportunidade de aconselhá-la, que conselho lhe teria dado?
1- A jovem deveria se recusar a tirar uma pedrinha?
2- A jovem deveria denuncia o agiota, mostrando que havia duas pedrinhas pretas na bolsa?
3- A jovem deveria tirar uma pedrinha preta e sacrificar-se para evitar que o pai fosse para a prisão?
4- Você teria outra sugestão além dessas?
Os jovens tiveram um tempo para discutir, após isso Judith pasosu outro texto para eles, verificarem se a solução que eles tinham dado correspondia com a verdadeira solução:
O que a jovem da história fez foi colocar a mão na bolsa e tirar uma das pedrinhas. Sem olha-la,ela se atrapalhou e deixou a pedrinha cair no caminho, onde esta imediatamente se perdeu no meio de todas as outras.
Oh, como eu sou desastrada! - disse, então – Mas,não tem importância... Se o senhor olhar na bolsa, poderá saber qual foi a pedrinha que eu peguei, pela cor da que ficou.
Uma vez que a pedrinha que ficara na bolsa era,evidentemente, preta, deve-se concluir que ela tirara a pedrinha branca, uma vez que o agiota não ousaria admitir sua desonestidade. Dessa forma, utilizando o pensamento lateral, a moça transformou o que parecia uma situação impossível em uma situação extremamente vantajosa. Ela, na verdade, saiu-se melhor do que se o agiota tivesse sido honesto e colocado na bolsa uma pedrinha petra e outra branca, pois, nesse caso, ela só teria cinquenta por cento de chance de se salvar. Mas, nas circunstâncias que prevaleceram, a moça teve a garantia de ficar com o pai e, ao mesmo tempo, de que a dívida deste fosse cancelada.
Quando todos terminaram voltaram para o "grupão", e cada grupo explicou o porque de ter feito aquela escolha.
Quem sou eu
- Mema
- A Mocidade Espírita do IEOB tem como objetivo contribuir na formação moral e intelectual dos jovens, sejam egressos da Infância Espírita, sejam os que travam seu primeiro contato com a Doutrina Espírita. Nosso objetivo é esclarecer sobre a importância da reforma íntima segundo os preceitos espíritas, propiciando o crescimento próprio e conseqüentemente a melhoria de nossa sociedade e do mundo onde vivemos. As atividades que desenvolvemos buscando atingir nossos objetivos são: - Estudo da Codificação Espírita; - Debates, discussões e dinâmicas sobre temas atuais à luz da Doutrina Espírita; - Participação ativa em eventos realizados pelos diversos departamentos da Casa; - Encontros regionais onde interagem com jovens de outras instituições que partilham do mesmo ideal; - Confraternizações e atividades artísticas.
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